A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Está localizado no nordeste do país e constitui cerca de 10% do território nacional. Então conheça 5 aves que vivem em nossa caatinga.
1 – Asa-branca
A asa-branca é uma ave migratória, pois voa longas distâncias. Apresenta tamanho médio de 34 cm, sendo também conhecida como “pombão” e facilmente encontrada na caatinga.
A alimentação desta ave é baseada em sementes e frutos. Para reprodução, a fêmea constrói o ninho em árvores altas, pondo apenas um ovo a cada período, que fica então incubado por aproximadamente 19 dias.
2 – Azulão
O azulão é um pássaro que pode ser encontrado na Caatinga e até em países vizinhos, como Argentina, Bolívia e Paraguai.
Sua principal característica é a forte cor azul presente nos machos, sendo que as fêmeas e os filhotes possuem cor parda. É comum ser encontrado sozinho e somente na época de reprodução o casal vive junto para demarcar território.
Possui instinto territorialista, pois quando os filhotes já possuem condições de voar são expulsos pelos pais.
3 – Carcará
O carcará é uma das aves de rapina mais populares no Brasil, podendo ser encontrado em diferentes ambientes, como campos naturais, pastagens e centros urbanos.
Com penas que variam da cor marrom ao preto, pode ser confundido com urubus, porém diferencia-se pelas manchas de cor clara que apresenta na ponta das asas.
Sua alimentação é variada, considerada bastante oportunista o carcará ataca animais como pequenos mamíferos, invertebrados e até aqueles que apresentam dificuldade de locomoção.
4 – Jaó-do-sul
A jaó-do-sul é uma ave que vive na Caatinga e está na lista de animais ameaçados de extinção na categoria vulnerável.
É um pássaro pequeno que mede entre 32 e 34 cm, suas penas tem tons avermelhados na parte inferior do dorso e se alteram para tons alaranjados entre o ventre e a garganta.
A alimentação é feita principalmente de sementes e pequenos frutos.
5 – Gralha-cancã
A gralha-cancã é a ave considerada a “voz da Caatinga” pois apresenta um canto alto e marcante. Como hábito, costuma dar gritos como forma de alertar outras aves sobre o sinal de perigo.
Vivem em zonas semi-áridas, mas por conta do desmatamento, a gralha-cancã tem migrado para a região sudeste. Essa ave possui uma alimentação variada, incluindo insetos, frutos e até mesmo vísceras de animais encontrados na mata.
Fonte: Portal Toda Matéria





Postar um comentário