Gralha-cancã: Curiosidades e hábitos sobre da ave da caatinga


Gralha – Cancã

É uma ave endêmica do Brasil. Tipicamente encontrada nas zonas semi-áridas do Nordeste do Brasil, caatinga, cerrado denso e em matas de galeria mais abertas. No entanto, aos poucos está ganhando a região Sudeste, para onde está indo devido ao desmatamento do seu habitat natural, tendo sido visto nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Alimentação

A gralha – cancã é onívora, comendo tudo, desde artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactáceas à ração de galinhas, se acessível. Portanto, alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores.

Sendo uma ave “fria”, mata suas presas com diversas pancadas na cabeça. Tem o interessante hábito de “estocar” seus alimentos. No entanto, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e vão se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Bem como também estoca o alimento em ocos de árvores e repete este procedimento várias vezes.

Reprodução

A princípio, a fêmea de gralha-cancã constrói seus ninhos em árvores altas, com o formato de uma tigela larga, colocando folhas secas no interior, para que fique mais macio. Em seguida fará a postura de 3 ou 4 ovos, que serão chocados por aproximadamente 17 dias. Ela contará com a ajuda do macho para cuidar dos filhotes de gralha-cancã.

Hábitos da Gralha – Cancã.

Vive na caatinga, cerrado denso e em matas de galeria mais abertas. Consumam conviverem grupos de 3 a 9 indivíduos. A princípio, são extremamente territorialistas e defendem agressivamente seu território da invasão de outros da mesma espécie.

Permanecem no estrato médio e baixo da vegetação e frequentemente vêm ao solo em busca de alimento. Se deslocam entre um ponto e outro sempre em voos curtos e baixos.

No entanto, como todas as espécies do gênero Cyanocorax, é uma ave inteligente, com estratégias de alimentação diversificadas. É hábil no voo acrobático. O cancão é muito curioso e barulhento. Bem como descobre qualquer coisa estranha na mata e avisa a todos.

Contudo, este comportamento é especialmente notado quando encontram uma cobra, neste momento dão gritos especiais e logo acodem outros companheiros e também outras aves, rodeiam-na a certa distância, ou mais geralmente mantêm-se em galhos a pouca altura, quase que em cima da cobra.

Na caatinga vivem preferencialmente próximo às fontes de água, embora habitem áreas onde não existam fontes de água permanentes.

O canto

A gralha-cancã possui um canto alto, como se estivesse “falando” “cancã” inúmeras vezes. Além disso, ela consegue vocalizar uma grande variedade de cantos, que podem significar alerta, chamado, reprodução etc, e também tem a capacidade de imitar outras aves. Sobretudo, a ave é considerada a voz da caatinga.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem