Mais de 4 milhões de beneficiários do INSS são notificados para realizarem Prova de Vida


Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou nesta sexta-feira (24) quatro milhões de beneficiários que precisam realizar a Prova de Vida. O alerta foi encaminhado pelo aplicativo Meu INSS e pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício. Foram notificados apenas aqueles cuja Prova de Vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema.

De acordo com o INSS, os beneficiários notificados terão até 30 dias a partir da data de aviso para realizar a comprovação e evitar o bloqueio do pagamento.

Para fazer a Prova de Vida, o beneficiário deverá fazer o login no site ou no aplicativo Meu INSS. Se necessário, deverá seguir as instruções para fazer o reconhecimento facial.

O INSS lembra que também é possível fazer a comprovação de forma online em alguns bancos pelo aplicativo ou site do banco. Por isso, se preferir, o beneficiário pode ir presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.

Sistema automático

Prova de Vida atualmente é feita anualmente a partir o cruzamento de dados oficiais do Governo Federal. Segundo o INSS, mais de 30 milhões de pessoas, ou seja, 80% dos beneficiários, já estão com a comprovação validada.

Mas há alguns casos em que o INSS não consegue realizar a Prova de Vida automaticamente, cabendo ao próprio beneficiário fazer a comprovação.

A Prova de Vida é importante para comprovar que o beneficiário — seja ele aposentado, pensionista ou trabalhador afastado por incapacidade temporária com duração superior a um ano — está vivo e tem o direito de continuar recebendo os proventos.

Cuidado com golpes

O INSS adverte que não faz contato direto para solicitar a Prova de Vida: nem por telefone, nem por aplicativo de mensagem, nem por SMS e nem por e-mail. O Instituto também não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos para a comprovação.

Por isso, desconfie de qualquer mensagem, ligação ou visita de canais oficiais que pedem para que o procedimento seja realizado ou ameaçam bloquear o benefício. Também não compartilhe dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.

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