Novidade na área: Com o intuito de melhorar a saúde no estado, três novos hospitais regionais serão construídos em Iguatu, Crateús e Baturité


A construção de três novos hospitais regionais foram anunciadas pelo governo do Ceará. As cidades beneficiadas são: Iguatu, Crateús e Baturité. A medida integra a política de regionalização da assistência à saúde no estado, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir a necessidade de longos deslocamentos por parte da população.


O primeiro passo será a construção do Hospital Regional do Centro-Sul (HRCS), em Iguatu. O edital para definir a empresa responsável pela obra será publicado no próximo dia 26 de maio, com abertura das propostas marcada para 22 de agosto. A unidade contará com 240 leitos e atendimento de média e alta complexidade, incluindo especialidades como Obstetrícia, Cardiovascular, Traumatologia e Oncologia. O hospital atenderá principalmente os 17 municípios do Centro-Sul e Vale do Salgado, beneficiando cerca de 500 mil habitantes.


Com investimento estimado em R$ 355,6 milhões, o HRCS será construído em uma área de 54 mil m², ao lado do prédio do Detran, na Avenida do Contorno de Iguatu. A obra será supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).


“Estamos dando mais um passo para a construção do Hospital Regional do Centro-Sul, um sonho para toda a população do Ceará, especialmente da região Centro-Sul”, afirmou o governador Elmano de Freitas.


A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, destacou que a nova unidade suprirá grandes vazios assistenciais: “Teremos UTI adulto e pediátrica, clínica médica e cirúrgica, traumato-ortopedia e tratamento de câncer”.


Além do HRCS, o governo também avança com a construção do Hospital Regional do Sertão dos Crateús, cujas obras já estão em andamento. Já a concorrência para o Hospital Regional do Maciço de Baturité terá as propostas abertas em 24 de junho.


Atualmente, o Ceará conta com quatro hospitais regionais em funcionamento, além do recém-inaugurado Hospital Universitário do Ceará, reforçando o compromisso do Estado com a descentralização e a ampliação da rede pública de saúde.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem