Bolsa Família contribuiu para redução de mortes por tuberculose, aponta estudo


O Bolsa Família foi decisivo na redução de mais da metade das mortes por tuberculose entre pessoas em situação de extrema pobreza e povos originários. Segundo um estudo publicado na revista Nature Medicine nesta sexta-feira (3), as mortes caíram mais de 50% entre os extremamente pobres e mais de 60% entre populações indígenas.”

O trabalho, realizado por pesquisadores de instituições como a Universidade Federal da Bahia, a Fiocruz Bahia e o Instituto de Saúde Global de Barcelona, mostra que as melhorias nas condições de vida e alimentação garantidas pelo programa foram determinantes para a sobrevivência de pessoas afetadas pela doença.

“Sabemos que o programa melhora o acesso à alimentação, tanto em quantidade quanto em qualidade, o que reduz a insegurança alimentar e a desnutrição — fatores de risco importantes para a tuberculose. Além disso, fortalece as defesas imunológicas e diminui as barreiras ao acesso à assistência médica e ao diagnóstico”, explicou Gabriela Jesus, uma das autoras do estudo, em entrevista à Agência Fiocruz.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram dados socioeconômicos e étnicos, além de comparar a incidência, mortalidade e letalidade da doença entre pessoas que receberam recursos do programa e aquelas que não foram contempladas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem