Um homem foi preso em flagrante em Ipu, a 257 km de Fortaleza, suspeito de cometer estupro contra uma idosa. A vítima tinha 99 anos.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o suspeito era conhecido do filho da vítima. Na tarde da terça-feira, o homem teria ingerido bebida alcoólica, passado em frente a casa da vítima e teria arrombado a porta para adentrar a residência.
As investigações apontam que a idosa encontrava-se dormindo em uma rede, quando o suspeito a derrubou e praticou o delito. Ele foi flagrado pelo filho da vítima, e fugiu pulando o muro da casa.
A guarda municipal foi acionada e iniciou as buscas, encontrando o suspeito no distrito de Tabuleiro da Carne, zona rural da cidade, na terça-feira, 22. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável.
Idosa foi socorrida, mas faleceu
A vítima foi encaminhada ao hospital municipal de Ipu, onde exames constataram o estupro e diversas lesões no corpo. Ela chegou a ser transferida para Sobral, mas faleceu durante o trajeto.
Mais sobre Segurança
Violência contra a mulher - o que é e como denunciar?
A violência doméstica e familiar constitui uma das formas de violação dos direitos humanos em todo o mundo. No Brasil, a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, caracteriza e enquadra na lei cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
Entenda as violências:
Violência física: espancamento, tortura, lesões com objetos cortantes ou perfurantes ou atirar objetos, sacudir ou apertar os braços
Psicológica: ameaças, humilhação, isolamento (proibição de estudar ou falar com amigos)
Sexual: obrigar a mulher a fazer atos sexuais, forçar matrimônio, gravidez ou prostituição, estupro.
Patrimonial: deixar de pagar pensão alimentícia, controlar o dinheiro, estelionato
Moral: críticas mentirosas, expor a vida íntima, rebaixar a mulher por meio de xingamentos sobre sua índole, desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir
A Lei 13.104/15 enquadrou a Lei do Feminícidio - o assassinato de mulheres apenas pelo fato dela ser uma mulher. O feminicídio é, por muitas vezes, o triste final de um ciclo de violência sofrido por uma mulher - por isso, as violências devem ser denunciadas logo quando ocorrem. A lei considera que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
Veja como buscar ajuda:
Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira é referência no Ceará no apoio e assistência social, psicológica, jurídica e econômica às mulheres em situação de violência. Gerida pelo Estado, o equipamento acolhe e oferece novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.
Telefones para informações e denúncias:
Fonte: O Povo Online

Postar um comentário