O Instituto Butantan entregou, na manhã desta quarta-feira (12), mais um milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. Com a entrega, o governo de São Paulo concluiu a entrega de 46 milhões de doses do imunizante acordadas no primeiro contrato firmado com a pasta.
O governador João Doria (PSDB), que acompanhou a entrega, afirmou que em breve o Instituto entregará mais um lote de um milhão de doses da vacina, mas destacou sua preocupação com uma possível paralisação na produção do imunizante no país devido à falta de insumos.
A coletiva que ocorreu nesta manhã não contou com a participação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que segundo Doria, estava em reunião virtual com o embaixador do Brasil em Pequim, tratando da liberação e embarque dos 10 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessários para produção de vacinas contra a Covid-19.
O governador atribui o atraso na liberação de insumos a “entraves diplomáticos” criados pelas críticas “desproporcionais”, “desnecessárias e “equivocadas” feitas à China.
O governador também destacou que é preciso aumentar os esforços da diplomacia brasileira para conseguir a liberação de mais insumos, pois, segundo ele, na próxima sexta-feira (14) chega ao fim a entrega das vacinas produzidas, com o último lote de insumos entregues ao país – e sem mais insumos, a produção de vacinas terá que ser interrompida.
Com informações do Estadão

Postar um comentário