![]() |
Legenda: O armazenamento do imunizante deve ocorrer a baixas temperaturas devido à sua composição.
Foto: THOMAS KIENZLE / AFP |
A Secretaria da Saúde (Sesa) aprovou uma lista com 26 cidades do Ceará que poderão receber doses da vacina Pfizer/Comirnaty contra a Covid-19, no intuito de ampliar a Campanha Nacional de Vacinação no Estado.
Até então, devido às condições de armazenamento do imunizante a baixas temperaturas, o Ministério da Saúde havia recomendado a distribuição inicial dele somente entre as capitais.
O documento que lista as cidades tem o aval da Comissão Intergestores Bipartitite (CIB-CE) e foi asisnado pelo Secretário Estadual da Saúde, Dr. Cabeto, e a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade.
Os detalhes sobre como será realizada a operacionalização das doses nas localidades, bem como a data de envio das vacinas e a quantidade de imunizantes serão discutidos com cada município
No entanto, no último dia 12, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) forneceu apoio - em uma carta de intenção enviada ao Governo juntamente com os municípios de Aquiraz, Eusébio, Itaitinga e Horizonte - para armazenar doses da Pfizer na sua sede local, situada no Eusébio.
A Sesa informou que haverá reunião na tarde desta quarta-feira (19) para divulgar mais informações sobre a vacinação com a Pfizer no Ceará.
Segundo o documento, além de Fortaleza, estão aptos a receberem a vacina as cidades:
Acaraú
Aquiraz
Aracati
Barbalha
Baturité
Brejo Santo
Camocim
Canindé
Caucaia
Crateús
Crato
Eusébio
Horizonte
Itaitinga
Juazeiro do Norte
Icó
Iguatu
Itapipoca
Limoeiro do Norte
Maracanaú
Quixadá
Russas
Sobral
Tauá
Tianguá
Com informações: Diário do Nordeste
Postar um comentário